A Mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças e alterações congênitas adquiridas pelas mamas, promovendo e executando os meios terapêuticos, cirúrgicos, reparadores e clínicos necessários para a cura. Ao contrário da crença popular, a Mastologia não cuida apenas da saúde das mamas femininas, sendo também responsável pela saúde das glândulas mamárias masculinas.
A Mastologia é uma área que está evoluindo devido ao avanço tecnológico, que possibilita a descoberta de novas formas de tratamentos e exames, além de proporcionar um maior conhecimento sobre a área.
A doença comumente tratada pelo médico mastologista é o câncer de mama, que anualmente atinge milhões de mulheres pelo mundo. É o mastologista quem trata do paciente que apresenta alguma doença nas mamas, participando do processo de estudo, prevenção, diagnóstico, cirurgia e reabilitação.
Para mulheres que não apresentam sintomas da doença, recomenda-se realizar acompanhamentos preventivos a partir dos 35 anos de idade. Já mulheres com histórico familiar de câncer de mama, devem procurar um mastologista o mais breve possível.
É recomendado para todas as mulheres acima dos 35 anos realizar o exame preventivo da mamografia, que é indicado pelo próprio mastologista. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente.
Em caso de sintomas ou dúvidas, procure um Mastologista imediatamente.
Durante uma consulta, o mastologista faz perguntas sobre o histórico de saúde, o histórico familiar, hábitos e queixas para avaliar a condição de saúde do paciente.
Caso seja necessário, serão realizados exames físicos das mamas como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética . A partir dos resultados, podem ser realizadas novos exames como punções e biópsias para um melhor diagnóstico. Conforme o resultado, o mastologista irá indicar o tratamento adequado ao paciente no combate ao câncer de mama.